domingo, 9 de janeiro de 2011

O principezinho redesenhado

Eis algo que não parece ter interessado minimamente a Julia Margaret Cameron- a normalização do príncipe Alamayou.
Para Cornelius Jabez Hughes, um profissional com estúdio, fotografar a criança vestida como um pequeno lorde inglês seria provavelmente apenas trabalho. E fê-lo.

Cornelius Jabez Hughes, Principe Alamayou, Carte de visite de albumina, Inglaterra,1868
imagem obtida aqui

Li que outros retratos foram sendo feitos do jovem príncipe ao longo da sua formação em Inglaterra. Não se encontram na National Portrait Gallery, e não os vi ainda. Mas chegam-me descrições de retratos na convencional pose de leitura recatada, típica da era vitoriana. E o divertido é que, ao que se sabe, Alamayou não demonstrou particular interesse pela cultura livresca ao longo desses onze anos ( as descrições iniciais do primeiro tutor, Tristram Speedy, de que leria em língua inglesa para seu próprio divertimento, face a relatos posteriores parecem ser mais auto-promoção do excêntrico capitão do que descrição fiável).
Estes retratos eram para ele, como aliás para muitos dos europeus que ao longo de novecentos se fizeram ou deixaram representar assim, com um livro que nunca leram nas mãos, algo mais próximo da origem etimológica do conceito do que de acepções modernas que situam o retrato como uma figuração da verdadeira personalidade do sujeito. Retratar deriva do latino retrahere, algo como redesenhar, e remete mais para uma apresentação construída do que um reflexo efectivo do retratado.
As fotografias de Alamayou em leitura faziam parte da construção de um príncipe etíope à imagem da Europa, e da Grã-Bretanha.

__________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário