terça-feira, 25 de junho de 2013

ONTOS- Probóscide de Mosca

John William Draper,
Microfotografia de Probóscide de mosca,
Daguerreótipo, E.U.A., 1850
imagem obtida aqui


John William Draper, cientista norte-americano nascido em Inglaterra, foi dos muitos que tactearam a descoberta da Fotografia, investigando processos foto-químicos. Ultrapassado por Daguerre e Fox Talbot que, em 1839, tornaram públicos os processos por si descobertos, foi no entanto um personagem fundamental dos progressos que rapidamente ajudaram a transformar o limitado daguerreótipo ( fotografia de exemplar único, executado sobre chapa metálica) num processo fotográfico mais fiável e prático.
Melhorou substancialmente a sensibilidade dos materiais fotossensíveis, reduzindo os tempos de exposição, e especula-se que terá sido o primeiro a fazer conseguir fazer retratos fotográficos com esse método.
Associado a Samuel Morse, inventor do telégrafo e introdutor da fotografia nos Estados Unidos, criou o primeiro estúdio profissional dedicado ao retrato fotográfico, em 1840 e em Nova Iorque. Esta sociedade durou porém poucos meses, dado que a Draper as aventuras empresariais não entusiasmavam, optando depressa por retornar às suas investigações. Para ele, o desafio da fotografia era sobretudo a descoberta. E foi aí bem sucedido, melhorando ainda mais os processos fotoquímicos, e alargando o campo da fotografia para a astronomia e a microscopia.
É sua a imagem acima, um daguerreótipo obtido através de um adaptador, por si criado, que acoplou uma das pesadas câmaras da época a um microscópio, tornando pela primeira vez visível para todos o mundo do ínfimo, tomando como objecto a probóscide duma mosca, o pequeno apêndice bocal que o insecto usa para se alimentar.


____________________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário