terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Triste e ligeiramente feliz

O Natal, contrariamente à imagem de felicidade geral e higienizada criada para a cultura popular da sociedade de consumo, em larga medida de origem norte-americana, tem decerto variações e gradações.

No Norte da Europa, mitologias antigas, pré-cristãs, fazem aparecer (cada vez menos) um figura demoníaca que, antes do simpático Pai natal, percorre as ruas em busca daqueles que não se portaram bem. O Krampus da Alemanha, por exemplo, de aparência semelhante a um sátiro, garante uma boa noite de medo, ou terror, a todos os meninos maus, dada a possibilidade de serem levados no seu saco.

Pelo sul da Europa, o Natal era, há não muito tempo, e para a maioria da população, um contraponto de relativa abundância num quotidiano de miséria e dificuldade.

Talvez por isso nos seja tão comovedora esta imagem do Natal, triste e ligeiramente feliz, apresentado por Francesc Català-Roca, grande fotógrafo de Barcelona, e um dos melhores documentaristas da Espanha dos tempos difíceis.


Francesc Català-Roca,
Chegou o Natal,
Espanha, cerca de 1950
imagem obtida aqui

2 comentários:

  1. Só para dizer OBRIGADA por existir! Sigo-o no face, ligação que me deu o meu filho há tempos. E eu não sigo "muitas"... gosto pouco daquelas correntes todas e preservo-me. Mas, com as suas fotos, todos os dias aprendo. Abç

    ResponderEliminar