segunda-feira, 22 de julho de 2013

A posição correcta


Lewis W. Hine, Posição sentada correcta,
Boston, Massachusetts, E.U.A.
1917
imagem obtida aqui

Encontrar torsos femininos nus na obra de Lewis Hine não significa encontrar aí exercícios de esteta ou citações da arte dos clássicos. Hine tinha uma concepção instrumental da fotografia. Esta era para ele um meio de explicitação de uma ética, de uma postura política e sociológica. A obra fotográfica de Hine é uma das primeiras que se constitui como documento de louvor ao trabalho e de combate à exploração laboral.
A sua causa inicial (e talvez a maior) foi o registo e denúncia do trabalho infantil, algo que assume quando é contratado para esse efeito pelo National Child Labor Committee, uma organização progressista norte-americana, no ano de 1908. A partir daí o seu trabalho alastra para campos adjacentes, para as condições de vida de trabalhadores, imigrantes ou de minorias étnicas, para a dignificação estética do trabalho, e até para a documentação e estudo da relação entre trabalho e a doença.

Nas primeiras décadas do século vinte, no mundo industrializado de então, a atitude em relação ao trabalhador industrial não era muito distinta da que se verifica hoje nos redutos de exploração onde a indústria mundial concentra a sua produção. O trabalhador era um elemento a usar o mais eficazmente possível, de forma a obter o máximo de proveito com o mínimo de custos.
A preocupação com as doenças profissionais, com a segurança e higiene no trabalho e com a ergonomia, que hoje são imposta por lei no chamado primeiro mundo (um mundo que se desindustrializou alegadamente por excesso de regulamentação), não existiam verdadeiramente. Iniciados na infância no trabalho pesado e fabril, muitos trabalhadores desenvolviam ainda antes da idade adulta deformações ósseas  e problemas graves a nível articular, muscular e tendinoso.

É por aí que entram os torsos femininos nus no trabalho de Hine. Não são uma decorrência estética, uma declaração de apreço pela beleza feminina. São a forma de tornar visível as deformações que anos de posturas incorrectas e tarefas repetitivas em elevada cadência produziam em jovens mulheres americanas nos inícios de novecentos. Vestidas com as pesadas roupagem do pudor pós-vitoriano, a evidência do problemas não seria possível nelas. A fotografia é aqui puro documento, algo que se quer a caminho da ilustração científica.

Lewis W. Hine,
Mildred Benjamin, 17 anos de idade,
Curvatura dorsal no lado direito, Escoliose,
Boston, Massachusetts, EUA,
1917
imagem obtida aqui
Lewis W. Hine,
Posição erecta razoavelmente correcta,
Boston, Massachusetts, EUA,
1917
imagem obtida aqui
Lewis W. Hine,
Fannie Bowman, 15 anos de idade,

Deformação postural,

Boston, Massachusetts, EUA,
1917
imagem obtida aqui


Lewis W. Hine,
posição correcta,
Boston, Massachusetts, EUA,
1917
imagem obtida aqui

Denunciar o problema, registá-lo, aconselhar soluções, esta era para Lewis Hine a posição correcta. E as suas fotografias estavam ao serviço dela.


___________________________________________________________________


Sem comentários:

Enviar um comentário