segunda-feira, 21 de março de 2011

A Lua maior

No sábado passado, 19 de Março, foi dada nas notícias particular atenção a um fenómeno astronómico. E, ao contrário do habitual, aqui a palavra é literal e não se refere a um hiperbolização de números. Nesse dia o perigeu lunar coincidiu com a fase de lua cheia, acontecimento relativamente raro - deu-se pela última vez há dezoito anos.
A lua, diziam-nos as notícias, seria vísivel como uma super lua, enorme e brilhante.
Às sete horas e pouco da tarde desse mesmo dia, pude observar um fenómeno igualmente raro e perturbador.
Na estrada do Arraial, em Tavira, uma massa indiferenciada de gente, composta de portugueses, espanhois e outros europeus (menos ruidosos), encostava os carros, sacava dos telemóveis e de pequenas câmaras compactas e apontava à lua. Ao evento que o reflexo celestial proporcionava contrapunha-se o espectáculo dos flashes sincopados que disparavam ao longo da estrada. Visto à distancia poderia parecer um reposição dos Encontros Imediatos do Terceiro Grau.
Mas não apareceram charutos voadores e não houve a música do John Williams que enchia o filme de Spielberg. A banda sonora dessa tarde era feita maioritariamente por sons do tipo " Que pasa?!..", " 'Tá quieto, joão, que cais à salina!", "O flash disparou?", "Não percebo, não 'tá cá nada..." e " Já podemos ir embora?...".


Júlio Assis Ribeiro, Lua na salina, 19 de Março de 2011

__________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário