quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Quando Bernardino era Bernard

Henri Manuel, Bernardino Machado,França, sem data
imagem obtida aqui

Bernardino Machado foi presidente da República Portuguesa por duas vezes, e a sua figura única é quase um ícone da conturbada primeira república, imediatamente reconhecível.
De forma perfeitamente acidental deparei-me com esta imagem na colecção digitalizada do Musée français de la Photographie, disponível online. Pelos dados veiculados pela instituição, sabemos ser uma fotografia do parisiense Henry Manuel, um fotógrafo que manteve uma longa relação profissional com o governo francês. Não é indicada data, mas terá sido feita muito provavelmente em 1917, aquando da deslocação de Bernardino ao país para visitar as tropas do Corpo Expedicionário Português, envolvidas então nos combates das trincheiras da primeira guerra mundial.

Outra surpresa, e desta vez divertida na sua natureza, é observar o nome com que o presidente português é registado. Se o adágio diz "Em Roma, sê romano", adaptando um pouco ficamos com um "Em França, levas com um nome francês". Assim, e para a posteridade, aqui temos o momento em que Bernardino foi Bernard, président du Portugal.


___________________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário