quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Em busca do sono

A americana Emma Powell sempre teve dificuldade em adormecer. 
Quando era pequena, para a embalar, o pai contava-lhe longas histórias que inventava, partindo de lugares familiares e terminando num universo onírico de cavernas, florestas e estranhos oceanos.
Na sua série "In Search of Sleep", Powell trabalha essa sua difícil relação com o sono, recriando o mundo fantástico e difuso dessas histórias.
Fá-lo usando a arcaica técnica do cianótipo, que permite um aspecto texturado e pouco definido. Os azuis com que este processo fotográfico produz as imagens são depois trabalhados com banhos de chá e vinho (substâncias que têm uma relação particular com o sono) para os esbater e obter tonalidades mais quentes.


Emma Powell, Urso,
da série In Search of Sleep, sem data
imagem obtida aqui

Emma Powell, A chave,
da série In Search of Sleep, sem data
imagem obtida aqui

Emma Powell, Contra a tempestade,
da série In Search of Sleep, sem data
imagem obtida aqui

Emma Powell, Seca,
da série In Search of Sleep, sem data
imagem obtida aqui

Emma Powell, Subir,
da série In Search of Sleep, sem data
imagem obtida aqui


Emma Powell, Ladrão,
da série In Search of Sleep, sem data
imagem obtida aqui

Emma Powell, Vazio,
da série In Search of Sleep, sem data
imagem obtida aqui

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domingo, 20 de outubro de 2013

A Lisboa nocturna dos irmãos Novais

O Estado Novo português não nutria grande afeição pela noite. A sua natureza antidemocrática, conservadora e censória fazia com que a visse como um local de transgressões, logo como não particularmente digna de visibilidade.
É neste contexto que as imagens de dois irmãos, Mário e Horácio Novais, fotógrafos comerciais, se revelam particularmente interessantes, facultando a possibilidade de olhar para uma rara Lisboa nocturna, capital de um país que se queria diurno, claro e bem-comportado.

Leia mais na OBVIOUS.

Estúdio Mário Novais,
Rua Augusta, Lisboa, sem data
imagem obtida aqui

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domingo, 6 de outubro de 2013

A modelo do senhor Steinberg



Muitas vezes, um mistério quase sem detalhes é bem mais interessante que uma história bem esclarecida.

Os Tyne&Wear Archives&Museums são uma instituição pública local inglesa que tem como missão cuidar e expor o património da área metropolitana de Newcastle. No âmbito das suas responsabilidades coube-lhes receber o espólio de um comum estúdio de fotografia, "Turners Photography Ltd", outrora estabelecido nos números 7 a 15 de Pink Lane, uma artéria desta cidade britânica.

No meio do mais corrente trabalho que um estúdio com estas característica é suposto produzir, encontrou-se um misterioso e pequeno conjunto de imagens intituladas "A Modelo do sr. Steinberg". Sobre as imagens, de 1949 e de inesperado conteúdo , nada mais se sabe.

Mas tudo se pode especular, e imaginar um estranho mundo subterrâneo, alternativo, fora do padrão, na muito formal sociedade britânica do imediato segundo pós-guerra, não é certamente das coisas mais descabidas que se podem fazer. E é definitivamente uma mais divertidas...

Turners Photography Ltd,
A modelo do senhor Steinberg,
Newcastle, Inglaterra,
22 de Janeiro de 1949
imagem obtida aqui

Turners Photography Ltd,
A modelo do senhor Steinberg,
Newcastle, Inglaterra,
22 de Janeiro de 1949
imagem obtida aqui

Turners Photography Ltd,
A modelo do senhor Steinberg,
Newcastle, Inglaterra,
22 de Janeiro de 1949
imagem obtida aqui

Turners Photography Ltd,
A modelo do senhor Steinberg,
Newcastle, Inglaterra,
22 de Janeiro de 1949
imagem obtida aqui

Turners Photography Ltd,
A modelo do senhor Steinberg,
Newcastle, Inglaterra,
22 de Janeiro de 1949
imagem obtida aqui
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terça-feira, 24 de setembro de 2013

Os penduras

"Car Poolers" é uma série fotográfica do dominicano Alejandro Cartagena.
Cartagena vive e trabalha no México, e explora a Paisagem e o Retrato como ferramentas de observação das construções culturais, sociais e políticas que enformam as sociedades latino-americanas.
Em "Car Poolers", regista as carrinhas de caixa aberta que passam na auto-estrada que liga Monterrey a Nuevo Laredo, a partir duma ponte. O seu foco é naturalmente centrado nos trabalhadores de construção civil que nelas seguem, acomodados como quaisquer outras mercadorias transportadas.
A forma como estes trabalhadores se dispõem, visando o conforto e organização possíveis numa situação complicada, corresponde metaforicamente à sua condição de vida. Ser um trabalhador manual e com os seus proveitos conseguir o sustento numa sociedade tremendamente desigual e informal como a mexicana é, em si mesmo, um difícil exercício de busca do conforto e da organização possíveis.

Alejandro Cartagena, #22 da série "Car Poolers",
México, 2013
imagem obtida aqui

Alejandro Cartagena, #4 da série "Car Poolers",
México, 2013
imagem obtida aqui

Alejandro Cartagena, #7 da série "Car Poolers",
México, 2013
imagem obtida aqui


Alejandro Cartagena, #13 da série "Car Poolers",
México, 2013
imagem obtida aqui


Alejandro Cartagena, #18 da série "Car Poolers",
México, 2013
imagem obtida aqui


Alejandro Cartagena, #23 da série "Car Poolers",
México, 2013
imagem obtida aqui


Alejandro Cartagena, #28 da série "Car Poolers",
México, 2013
imagem obtida aqui

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quinta-feira, 19 de setembro de 2013

As outras operárias

Pouco depois da entrada americana na Segunda Guerra Mundial, foi criada uma agência federal que visava controlar e orientar a política de comunicação em tempo de guerra- o Office of War Information.

A nova organização incorporou um conjunto de serviços pré-existentes, e toda uma experiência comunicacional que fora acumulada na administração Roosevelt, onde a "guerra" se fizera antes contra a Grande Depressão e contra os opositores dos programas de investimento público e de auxílio do presidente.

Iniciada a guerra, as orientações passaram a ser outras, e da necessidade de documentar as dificuldades extremas do povo americano passou-se para a urgência de aumentar a produção industrial e para o enaltecimento da "superioridade cívica e moral" dos americanos. No que diz respeito à imagem fotográfica, das imagens de trabalhadores rurais empobrecidos e forçados à migração interna, que deram notoriedade à Farm Security Administration, um dos organismos da era Roosevelt, passou-se ao registo de operários orgulhosos e determinados a colaborar no esforço de guerra.

Como forma de cativar para a indústria mulheres da classe média, foi política do OWI retratar o trabalho feminino de forma idealizada, transformando as operárias em heroínas glamorosas da frente doméstica, e utilizando técnicas mais adequadas à fotografia de moda e de estúdio, do que à fotografia jornalística ou documental. Heroínas que, como não podia deixar de ser, eram bonitas, bem vestidas, arranjadas e maquilhadas, e de um aprumo e higiene irrepreensíveis, mesmo trabalhando em complicadas funções industriais ( ver  As operárias de Robert Yarnall Richie e As operárias da Propaganda). Nessa via, e ao serviço directo do governo federal, destacaram-se nomes como Howard R. Hollem, Alfred T. Palmer e Robert Yarnall Richie.
Alfred T. Palmer,
Pintando a insígnia da Força aérea num bombardeiro,
Nashville,Tennessee, fevereiro de 1943
imagem obtida aqui

Mas houve casos em que a pulsão documental se sobrepôs às instruções do OWI.
Jack Delano, um fotógrafo que viera da FSA, realizou nesse período uma série de fotografia que são uma verdadeira ode ao trabalho industrial e ao esforço norte-americano. Porém, o seu olhar é muito mais ligado à realidade e muito mais empático com os seus modelos. As operárias que encontrou em Clinton, no Iowa, que faziam a complicada manutenção de locomotivas, e que nos deixou em fotografia, não eram exactamente a personificação da graça feminina e determinada  que o OWI pretendia usar para cativar nova mão-de-obra. Eram outras. Eram um melhor retrato das verdadeiras heroínas americanas, mães e mulheres marcadas pelo trabalho e pela vida, que se sujavam executando alguns dos trabalhos mais duros de uma América que não podia parar, apesar de enviar os seus homens para os campos de batalha europeus e asiáticos.

Jack Delano,
Dorothy Lucke,
uma operária na Roundhouse,
Clinton, Iowa, Abril de 1943
imagem obtida aqui



Jack Delano,
Irene Bracker,
funcionária de manutenção na Roundhouse,
Clinton, Iowa, Abril de 1943
imagem obtida aqui



Jack Delano,
Marcella Hart 
funcionária da manutenção na Roundhouse,
Clinton, Iowa, Abril de 1943
imagem obtida aqui


Jack Delano,
Pausa de almoço das funcionárias
da manutenção  na Roundhouse,
Clinton, Iowa, Abril de 1943
imagem obtida aqui




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terça-feira, 17 de setembro de 2013

A senhora Silva

Não sei quem foi a senhora  R. de Lima Silva.
Mas até não me importava de saber...

Harris & Ewing, R de Lima Silva,E.U.A., sem data
imagem obtida aqui


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quinta-feira, 12 de setembro de 2013

O Bode "Respiratório"

Na primavera os choupos e os plátanos, árvores comuns no mundo urbano português, libertam as suas sementes. Estas vem agregadas a pequenas e leves fibras que lhes dão flutuação. O ar enche-se de "flocos" que são chamados, à falta de melhor termo corrente, de algodão e que, por serem bastante visíveis, tendem a carregar a culpa das alergias típicas da época (devidas, muito mais provavelmente, aos múltiplos e invisíveis poléns que com eles apanham a boleia do vento).

Júlio Assis Ribeiro, SP_V_LGDPLTN_01, 2012


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