quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Lendo - Incidents of travel and adventure in the Far West

Publicado em 1857, com intenção panegírica, "Incidents of travel and adventure in the Far West " visava inserir-se numa campanha de apoio ao Coronel Fremont, militar e expedicionário norte-americano, que pretendia candidatar-se a presidente dos Estados Unidos. Curiosamente, a imagem que se extrai do aventureiro americano, apesar do tom elogioso das palavras, não é exactamente a de alguém que se possa confiar. Fremont nunca chegaria a presidente, ficando retido num pequeno recanto da galeria das personagens secundárias que fizeram a expansão interna dos Estados-Unidos durante o século XIX.
Em contrapartida, o livro de Solomon Nunes Carvalho, mais do que um registo laudatório, revelou-se uma obra particularmente interessante, com sua descrição, na primeira pessoa, das aventuras de um fotógrafo citadino e judeu por terras do Oeste, antes do caminho-de-ferro, da Guerra cívil, dos cowboys e das manadas de bovídeos que vemos nos Westerns.
Antepassado de algumas obras modernas de literatura de viagens ( lembro-me do "Na Patagónia" de Bruce Chatwin), e despretensioso no estilo, o livro revela-se igualmente uma fonte particularmente importante para os historiadores norte-americanos, enquanto suporte escrito de factos ocorridos durante o périplo de Solomon, cuja descrição é feita a partir de relatos próximos e, sobretudo, por presenciamento do próprio autor, que se cruza com figuras únicas como Brigham Young, primeiro governador do Utah, e Wakara, chefe índio Ute.
Prova do seu interesse é o facto de, ao contrário de muitas obras portuguesas da mesma época, ser passível de compra em várias edições recentes, umas mais cuidadas, de capa rígída, outras destinadas a público mais alargado, de capa de cartão. Algumas facsimiladas, outras simples transcrissão de texto.Pesquise-se na internet e ver-se-á como são fáceis de encontrar à venda.
Um exemplo: a edição paperback da University of Nebraska Press, cuja capa contém uma reprodução de parte da única imagem fotográfica, das largas dezenas realizadas na expedição em que Carvalho participou, que chegou até aos nossos dias.

Solomon Nunes Carvalho, Incidents of Travel and Adventure in the Far West, University of Nebraska Press, edição de 2004

Quem não se sentir em condições de gastar uma dezenas de euros ( tipo um professor com filhos, casa e carro para sustentar, progressões congeladas apesar de boas avaliações e um ordenado ainda mais reduzido desde janeiro) pode, sem quaisquer problemas de consciência dada a idade da obra e a prescrição dos direitos de autor, ler online:
Transcrição do texto em

Ou a digitalização da edição original, de 1859, em

__________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário