quinta-feira, 25 de julho de 2013

As icónicas operárias do Office of War Information

Um novo texto meu, publicado na OBVIOUS.

J. Howard Miller,
"We can do it", cartaz da Westinghouse Company, 1943
imagem obtida aqui


É bastante conhecido o cartaz norte-americano "We can do it", de 1943, em que a ilustração de uma operária plena de força e resolução, mas ainda assim graciosa, aparece a garantir que as mulheres fariam a sua parte na frente doméstica enquanto os homens eram recrutados e encaminhados para as batalhas da Segunda Guerra mundial.

O cartaz, encomendado por uma empresa privada que participava no esforço de guerra, não foi um acto isolado no país. Embora feito por iniciativa particular, enquadrou-se num amplo esforço de comunicação que tinha como epicentro o governo federal.

Em Dezembro de 1941, o ataque japonês a Pearl Harbour, porto sede da frota americana do Oceano Pacífico, precipitou a entrada, que se antecipava já há algum tempo, dos Estados Unidos da América na guerra. Em Junho do ano seguinte foi criado o Office of War Information, uma agência governamental que tinha como missão não só definir e coordenar a informação sobre o conflito, como delinear uma política comunicativa que favorecesse o esforço de guerra e o patriotismo.

Howard R. Hollem,
Irma Lee McElroy, Corpus Christi, Texas,
Agosto de 1942
imagem obtida aqui

Leia mais aqui.

___________________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário