Anúncio de imprensa do Concurso Kodak, 1929
imagem obtida aqui
|
A estratégia desenhada sobreviveria à depressão iniciada em Setembro desse ano e dois anos depois, numa economia bastante fragilizada, o valor total dos prémios triplicara com a Kodak a insistir no seu objectivo de manter as câmaras fotográficas a trabalhar. Nessa mesma edição de 1931, são pela primeira vez aceites participantes exteriores à américa do Norte e a competição torna-se global.
O espólio das edições do concurso, que duraria até aos anos quarenta, encontra-se presentemente na posse da Biblioteca da Universidade de Rochester, onde dois articulistas do Blog LENS, do The New York Times, folhearam os álbuns e puderam constatar que no meio de imensas imagens “fofinhas” de crianças, de longe a categoria com mais entradas (e a que mais era incentivada pela Kodak), apareciam algumas fotografias de invulgar qualidade e outras de natureza bastante inesperada e peculiar.
D. J. Ruzicka, Pennsylvania Station, Nova Iorque,1929 imagem obtida aqui |
F.H. Stevens, sapatos engraxados, Massachussets, 1942
imagem obtida aqui
|
Luis Garcia Gurbrindo, Tourada, Espanha,cerca de 1931
imagem obtida aqui
|
Na primeira edição existia um primeiro prémio, global e anual, de maior valor e prémios para cada estado americano, e cada província do canadá, na categoria de Fotografia de bebés e crianças bianualmente, nos meses de Março e Abril. Depois havia ainda dez competições secundárias nas categorias de Cenas de exterior, Retrato informal, Registo de uma história, Desporto, Animais, Cenas de natureza, Arquitectura, Interiores, Natureza-morta e Fotografia invulgar.
Sobre os autores e as circunstâncias que envolveram a realização das fotografias concorrentes, regra geral, sabe-se hoje muito pouco dado que o formulário do concurso apenas exigia o nome do autor, a morada, o tipo de câmara e o tipo de filme.
Formulário de inscrição no concurso Kodak, 1929 imagem obtida aqui |
Para mais informações e imagens, dê-se uma olhadela no texto do LENS.
__________________________________________________________
Muito Bom Belíssimo achado o Documento. Boas Festas e Sucesso.
ResponderEliminarObrigado, Léo! Ainda bem que gostou.
EliminarBoas Festas para si também.