Roger Fenton, Vista de Mamelon e da torre Malakof
a partir da bateria de Morteiros,
prova de papel salgado a partir de negativo de vidro, Crimeia,1855
imagem obtida aqui
|
Roger Fenton é reconhecido sobretudo pelas suas fotografias da campanha da Crimeia, acto pioneiro que alguns consideram o momento fundador do fotojornalismo.
Mas as imagens mais marcantes dessa reportagem remetem-nos muito mais para uma sensibilidade específica de Roger Fenton relativamente à paisagem, e menos para aquilo que hoje consideraríamos o registo típico de um conflito bélico. Ao contrário de Félice Beato e James Roberson, os fotógrafos que na sua esteira continuam a cobertura da Guerra da Crimeia, ou de Mathew Brady e os seus colaboradores, que poucos anos depois retrataram a guerra civil americana, Fenton elude os aspectos mais gráficos da carnificina e da morte. O que não quer dizer que Fenton não tenha conseguido aí, em 1855, uma mais espantosas imagens acerca da desolação e da natureza da guerra - Valley of the Shadow of Death- comprovando que nem sempre o caminho certeiro é o mais óbvio.
Roger Fenton, The valley of the shadow of death,
prova de papel salgado a partir de negativo de vidro, Crimeia,1855
imagem obtida aqui
|
__________________________________________________________
Sem comentários:
Enviar um comentário