Se alguns reduzem a obra fotográfica de Charles Dodgson (Lewis Carroll) à alegada deriva voyeurística de um homem excêntrico, e se esforçam por ver na fotografia de Alice Liddell, vestida andrajosamente como mendiga, a prova de uma perversão que o levou a escrever uma obra fundamental da literatura infantil, outros há que conseguem ver um fino sentido de humor em muitas das suas fotografias, criando aí uma melhor ponte com as características da sua obra literária. Melhor que a representação literal da criança que esteve na origem do seu livro mais famoso.
Sinto-me tentado a concordar com quem considera que a sua foto de 1857, Reginald Southey com esqueletos de homem e macaco, nos diz muito mais do olhar criativo e humoroso dum homem que se diz ter-se feito representar como um pássaro extinto, o Dodo, em “Alice no país das maravilhas". A gaguez de Dodgson levava-o a hesitar quando se apresentava, repetindo a primeira sílaba do seu sobrenome.
Rev. Charles Dodgson,
Reginald Southey com esqueletos de homem e macaco,
Junho de 1857
imagem obtida aqui
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John Tenniel,
Ilustração com o Dodo em "Alice’s Adventures in Wonderland",
Londres, 1865
imagem obtida aqui
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